terça-feira, 17 de março de 2009

Organização Pessoal

Cada um a sua maneira

Sua personalidade influencia na maneira como guarda as coisas e o tanto de objetos que acumula. Especialistas de empresas que ajudam as pessoas a se organizar dão dicas de como você pode manter a ordem de acordo com seu jeito.

Muito Apegada

Como se desfazer daquelas caixinhas que sua avó deu? E como jogar no lixo seus desenhos de infância? Para quem é apegada aos objetos em geral, é mais difícil colocar as coisas em ordem e decidir o que vai e o que fica. “O mais importante é saber o que é prioridade e o que não é. Se você tem uma coisa de que gosta muito, que tem um valor sentimental, não adianta deixá-la esquecida no fundo do armário, cheia de pó. O que for importante para você deve ocupar um lugar de destaque em sua casa. Com isso na cabeça, vai ficar mais fácil decidir o que vale mesmo a pena guardar e o que está esquecido no fundo do baú e merece ser descartado”, afirma Andréa Carvalho, da Do It! Assessoria Pessoal, em São Paulo.

Perfeccionista
Quem não consegue ficar em paz se algum objeto está fora do lugar, até quando ele está em uso, talvez esteja confundindo organização com arrumação. É aquela pessoa que fica nervosa ao ver a outra usando um simples liquidificador, por exemplo. Ela fica ali, de olho, para ver se o acessório será colocado no lugar exato do armário. Ou mesmo se as revistas serão devolvidas para a prateleira. “Arrumar é guardar, tirar da vista e colocar em outro lugar. Organizar de verdade é criar espaço, categorias, identificações e depois simplesmente seguir o padrão. Assim, qualquer pessoa da casa pode encontrar as coisas, usá-las e depois devolvê-las ao mesmo lugar”, diz Magda Zampieri Silva, consultora e palestrante da organização da OZ! Sistemas de Organização.

Caótica


Quem não sabe o que tem em casa e muito menos onde guardou precisa seguir alguns passos para conseguir colocar ordem na vida. “Primeiro, arrume tudo, cada cômodo da casa, e guarde em uma caixa os objetos que estiverem sobrando, aqueles que você acha que são excessivos. Uma dica é avaliar há quanto tempo você não usa mais a camiseta ou o colar. Depois, espere alguns meses e veja se precisou deles ou se são dispensáveis. Por fim, doe o que não tirou da caixa nesse período. Repita esses três passos quando achar que está perdendo novamente o controle, assim você vai sempre saber o que tem, onde estão os objetos e o que está sobrando”, recomenda a paulista Heloísa Sundfeld, sócia da Help Personal Assistant.
matéria publicada pela Revista Bons Fluídos:

Organização de Malas


Viajar é uma delícia, mas fazer as malas pode ser um problema. Há quem perca o bom humor só de pensar em ter que achar um jeito de acomodar tudo, sem esquecer nada – e sem ficar com a sensação de ter deixado para trás justamente aquela peça mais estratégica.

Então, para não se estressar na hora do descanso, a dica é ouvir o conselho de uma profissional. “Comece a fazer as malas com, no mínimo, uma semana de antecedência”, ensina a consultora de organização Magda Zampieri. Assim, você tem mais tempo para decidir o que realmente é indispensável carregar, evitando exageros e se prevenindo contra eventuais esquecimentos.

“Faça uma lista do que pretende levar”, sugere a consultora. “E prefira sempre as malas com rodinhas, mesmo que a bagagem não seja pesada”.

A mala funcional

Com um pouco de prática, mesmo o viajante mais inexperiente é capaz de organizar uma mala com a desenvoltura de um expert. O segredo da bagagem funcional está nos detalhes. Para não pecar por excesso, separe o que é absolutamente necessário do que é supérfluo. Objetos de uso pessoal, como remédios, óculos e cosméticos antialérgicos são itens de primeira necessidade.

Já o terceiro par de sapatos é totalmente dispensável, assim como o segundo casaco, o terceiro terno (no caso de viagens profissionais), livros e guias pesados, o ferro de passar e peças de roupa que só combinam com elas mesmas. Resista à tentação e deixe isso tudo em casa.

Outra providência é se informar sobre o clima da região que você vai visitar. Dê preferência a peças de roupa adequadas para as condições de tempo esperadas. Para o caso de mudanças repentinas, leve apenas duas ou três peças.

Cuidados com as roupas

Roupa de viagem é roupa versátil - cabe na mala e você não perde tempo escolhendo o modelito. Escolha peças que combinem entre si e possam ser usadas de dia e de noite, como camisetas e calças jeans. Outra dica é dar preferência aos tecidos que não amassam ou amassam pouco, como a linha, a malha, a viscolycra e a microfibra.

No inverno, adote as camadas. Dois ou três casacos mais leves, que possam ser usados um sobre o outro, pesam menos na mala do que um sobretudo. Mas não for possível descartar o casaco pesado, leve-o na mão.

Roupas usadas e sapatos devem ser empacotados em sacos de tecido fino, como os de tnt. Os sacos plásticos retêm umidade, são barulhentos e enchem de ar, ocupando mais espaço. Meias, roupas íntimas e outras peças pequenas podem ser distribuídas pelos cantos das malas – ou dentro dos sapatos.

Check list

E não esqueça, de jeito nenhum, de etiquetar a sua bagagem. Afinal, pior do que a mala muito cheia ou muito vazia é a mala desaparecida. Aliás, quem viaja acompanhado leva vantagem na hora de se precaver contra extravios.

“Misture peças do seu companheiro de viagem com as suas”, explica Magda Zampieri, numa sacada de profissional. “Assim, se uma mala sumir, nenhum dos dois ficará sem ter o que usar”.

Últimos ajustes

Documentos vão na bagagem de mão. Também é interessante separar uma muda completa de roupa e levar com você.
Carregue equipamentos eletrônicos, como máquinas fotográficas, na frasqueira. É lá também que devem ser acondicionados os objetos de uso pessoal; assim como xampus, condicionadores, desodorantes e hidratantes, que devem ser embalados em saquinhos plásticos (apara proteger, caso vazem). Melhor ainda se for possível distribuir esses produtos em embalagens menores, próprias para viagem.

Objetos pontiagudos, como alicates, agulhas de tricô e cortadores de unha viajam na mala.
Evite levar peças de valor, como jóias, e não exagere nos acessórios. Um cinto basta.
matéria publicada:

Organização de Calças















A organização de calças fica perfeita, colocando os ganchos para a parte interna do armário e juntando o cós da calça com a barra.



Mas o toque final da organização é a padronização de cabides. O que é visualmente comprovado.

Organização de Gravatas



Como organizar gravatas???? Vai depender da quantidade de gravatas e da frequência de uso.

Para uma quantidade grande é melhor adaptar um gancho ou cabide específico.

Para uma pequena quantidade e para uso esporádico elas podem ser organizadas em caixas ou em gavetas com divisórias.

Organização de Presentes


O correto é desembalar peça por peça para verificar se não há nada quebrado, definir o local a ser organizado, costumo tirar fotos para que se possa fazer um inventário.








Organização de Mudanças


A mudança quando bem elaborada é muito menos cansativa.
Trabalhamos com mudanças desde a seleção e embalagem de roupas,cristais, louças, copos, enfeites até a organização de tudo nos seus devidos lugares na casa nova.
Você não precisa se preocupar, sua única atuação é ir dizendo se está bom assim, se quer de outro jeito, ou como fica melhor, creio que é melhor refazer.
Tudo para que a casa nova tenha o seu jeito, fique prática e funcional.

Organização de CD´s




A organização de CD´s pode ser feita por título, por cantor, por gênero.


Pode ser numerado um a um e elaborado um índice para localização rápida do título que se está buscando.
Ou independente da ordem alfabética por autor ou cantor, colocar na ordem alfabética por título.












Organização de Sapatos



Prateleiras removiveis é o ideal, quando se tem espaço.





Um armário específico é o "sonho" das mulheres.






Para sapatos masculinos essas prateleiras são mais práticas.

Organização de Malhas

Quando se tem "nichos" como os da foto, o visual das malhas organizadas por cor fica mais harmonioso

Organização de Armários


Closet Masculino: Visualmente é a organização que mais aparece, pois as peças tem um mesmo tamanho e formato.

As camisas devem ser organizadas por um degradê de cores começando das mais claras para as mais escuras.

Primeiro as de manga longa e na sequência as de manga curta.

Quando há muitas opções de camisas listradas ou quadriculadas, podemos incluir pela predominância da cor de fundo. Ou organizar primeiro as lisas, segundo as listradas e depois as quadriculadas.